© 2017 PULA EEFE USP - Grupo interdisciplinar de estudos - site Orgulhosamente criado por ana Cláudia mayumi hirasawa

FILOSOFIA DO ESPORTE

   Certamente, uma grande área de interlocução, pesquisas e análises do Grupo de Estudos PULA é a filosofia, mais precisamente a Filosofia do Esporte. Estudos nesta área no Brasil e na América Latina são relevantes em diferentes grupos de pesquisa e universidades, porém não unificados nacionalmente

(Torres e Campos, 2010).

   Já internacionalmente, falamos de uma área amplamente reconhecida, instigante e instigadora, abordando questões em torno do esporte, das atividades físicas e de lazer com o rigor metodológico da filosofia, que repensa e faz pensar a própria ciência esportiva e da atividade física (Fraleigh, 2012). Importante esclarecer que o termo “esporte”, neste contexto, é adotado em seu significado mais amplo, referindo-se a todas as práticas corporais vinculadas ao universo da Educação Física, do Esporte e do Lazer. O conceito de esporte aqui é utilizado em sua expressão mais ampla, incluindo uma diversidade de modalidades como dança, circo, esportes de aventura, e assim por diante.

No que tange a filosofia, áreas como epistemologia, metafísica, lógica, ética, estética, fenomenologia, filosofia aplicada, comparada ou analítica contribuem no propósito de manter uma precisão epistêmica a fim de investigar e aprofundar temáticas variadas da área do movimento humano. Justiça, equidade, gênero, doping, aprimoramento genético, uso de tecnologia, incapacidade esportiva, o significado da vitória, a exposição ao risco, à aventura, valores esportivos, o erro, a dor, a violência, a competição, a igualdade, a traição, a decepção, o fair play, as regras, as habilidades, são exemplos de alguns temas que sob a ótica da filosofia fornecem subsídios para discussões e análises estimulantes e provocativas.

Participamos da Internacional Association for the Philosophy of Sport - IAPS que realiza eventos anuais, encontrando-se atualmente em sua 45ª edição. São conferências qualificadas, com uma comunidade internacional formada por professores de todas as partes do mundo.Além da realização da conferência anual, a IAPS publica o Journal of the Philosophy of Sport, reconhecido como um dos meios mais respeitado para comunicação do pensamento filosófico contemporâneo em relação ao esporte e à atividade física e lazer.

Também integramos a ALFid – Associação Latina de Filosofia do Esporte – constituída a partir de novembro de 2013, objetivando promover estudos e análises do movimento humano como fenômeno filosófico no âmbito das línguas latinas, qual sejam, espanhol, francês, italiano e português. A iniciativa forma-se com o crescimento do número de docentes falantes desses idiomas dedicados à Filosofia do Esporte, participantes da IAPS. Assim, nas Conferências da IAPS em Porto (Portugal, 2012) e em Fullerton (USA, 2013), foram apresentados trabalhos em espanhol e português. Nestes eventos, participamos de encontros e reuniões entre docentes para então, constituir uma associação própria. Surge a ALFid, realizando sua conferência inaugural em 2014, em Natal, Brasil, conjuntamente à 42ª Conferência da IAPS e, em 2016, sua 2ª Conferência, sediada em Porto (Portugal).

Planejamos agora a terceira edição do evento, que surge com o claro propósito de continuar a estimular, encorajar e promover estudos, pesquisas e produções acadêmicas na área, congregando estudiosos falantes de línguas latinas. Neste sentido, a Universidade de São Paulo é escolhida para sediar a terceira edição por sua centralidade e relevância. Em um momento de ampliação, difusão e fortalecimento da associação, este evento ganha destaque no cenário nacional e internacional, com intenções acadêmicas. No Brasil, a disciplina de filosofia integra grande parte dos currículos de educação física e esporte. Falamos de uma área abrangente, ao mesmo tempo de um campo específico de indagações sobre a ciência esportiva. A Filosofia do Esporte é notadamente conhecida por debater questões ortodoxas e provocativas, com rigor conceitual e epistemológico, promovendo o debate e a reflexão. 

O Grupo de Estudos PULA amplia desde 2010 o diálogo com as humanidades em geral - mais especialmente com a área da filosofia - por meio de seminários, encontros, aulas na pós-graduação e orientações. Também pelo Projeto de Cultura e Extensão Cinema e Corpo. Em 2012, a Escola promoveu o Seminário em Ética e Estética, com a presença dos professores Jim Parry (UK) e Irena Martinkova (República Tcheca), nomes exponenciais na Filosofia do Esporte.
Recebeu também na ocasião da realização do I Seminário Internacional de Jogos Tradicionais e Lazer o Prof. Dr. Jesus Ilundáin-Agurruza, então presidente da IAPS, para a conferência de encerramento. Este ano, de 11 a 14 de setembro, como ação correlata e visando promover o presente evento, receberemos o Prof. Dr. Kenneth Aggerholm, da Norwegian School of Sport Science, Dinamarca. O professor promoverá, entre outras atividades, uma palestra para a pós graduação intitulada “Sports, Ethics and Education” e outra para estudantes da graduação intitulada “The Meaning of Sport”. 
Integramos a Junta Diretiva da Alfid com a proposta de intensificar o diálogo com pesquisadores de temas afins situando a EEFE como um dos núcleos referenciais na área em nosso país, almejando atingir os objetivos de congregar renomados pesquisadores nacionais e internacionais, ao mesmo tempo em que fomentamos e estimulamos o crescimento da área em quantidade e em produtividade, sem abrir mão do rigor acadêmico próprio da filosofia, bem como do fascínio característico oriundo do esporte e do movimento com seus aspectos humanos e universais.