© 2017 PULA EEFE USP - Grupo interdisciplinar de estudos - site Orgulhosamente criado por ana Cláudia mayumi hirasawa

Este é um espaço de COMPARTILHAMENTO de nossas publicações!
Fique a vontade para fazer o download e conhecer nossos estudos!
BOA LEITURA!

Artigos

BRAGA, P.; ZIMMERMANN, A. As Performances do Professar: notas sobre o gesto de um corpo que professa. In Anais do VII Simpósio de Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade (SITRE), GT 24 - Gestos Profissionais e Interculturalidade. p.61-78. UFMG. Belo Horizonte, 2018 . ISSN 1980-685X

ZIMMERMANN, Ana C.; SAURA, S. C. . Body, environment and adventure: experience and spatiality. Sport, Ethics and Philosophy, v. 11, p. 155-168, 2017.

 

ZIMMERMANN, Ana C.; Morgan John . E. M. Forster’s `The Machine Stops?: humans, technology and dialogue. AI & Society, v. 1, p. 1-9, 2017.

http://link.springer.com/article/10.1007/s00146-017-0698-3

HACKEROTT, M. A. ; ZIMMERMANN, A. C. ; SAURA, S. C. . Elementos do Tradicional na Vela Esportiva. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , 2018.

 

SAURA, S.C.; MEIRELLES, R. ; ECKSCHMIDT, S. . Educação Física Escolar: sentir, pensar e agir na Educação Infantil - considerações para um possível caminho do brincar espontâneo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, p. 19-27, 2015.

https://pt.slideshare.net/RBEFE/anais-do-xiii-seminrio-de-educao-fsica-escolar-rbefe-suplemento-v-29-n-9-2015

 

ZIMMERMANN, Ana C.. Sobre pausas e silêncios. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, p. 55-61, 2015.

https://pt.slideshare.net/RBEFE/anais-do-xiii-seminrio-de-educao-fsica-escolar-rbefe-suplemento-v-29-n-9-2015

 

ZIMMERMANN, Ana C.; MORGAN, W. John . A Time for Silence? Its Possibilities for Dialogue and for Reflective Learning. Studies in Philosophy and Education, v. 35, p. 399-413, 2015.

http://link.springer.com/article/10.1007/s11217-015-9485-0

 

SAURA, Soraia C.. Manifestações Populares e Práticas Educativas Dentro e Fora da Escola. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 22-32, 2013.

SAURA, Soraia Chung. O imaginário do lazer e do lúdico anunciado em práticas espontâneas do corpo brincante. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 8, p. 1-13, 2013.

ZIMMERMANN, Ana C.; Morgan John . The Possibilities and Consequences of Understanding Play as Dialogue. Sport, Ethics and Philosophy, v. 5, p. 46-62, 2011.

http://dx.doi.org/10.1080/17511321.2010.511250

 

ZIMMERMANN, Ana C.; TORRIANI-PASIN, C. . Filosofia e neurociência: entre certezas e dúvidas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 731-742, 2011.

http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n4/v25n4a16.pdf

 

teses

HACKEROTT, M. A. Devaneio e Movimento na experiência do velejar [doi:10.11606/D.39.2018.tde-22112018-094942]. São Paulo : Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte. [acesso 2019-06-10].

Livros publicados/organizados ou edições

SAURA, S. C. ; ZIMMERMANN, Ana C. (Org.) . Cinema e Corpo. 1. ed. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP/ Editora Laços, 2016. v. 1. 288p

SAURA, S. C. ; ZIMMERMANN, Ana C. (Org.) . Traditional Games. 1. ed. São Paulo: Laços, 2015. v. 1. 256p .

ZIMMERMANN, Ana C.; SAURA, S. C. (Org.) . Jogos Tradicionais. 1. ed. São Paulo: Editora Laços, 2014. v. 1. 190p .

SAURA, SORAIA CHUNG; MEIRELLES, R. ; FRIEDMANN, A. ; LEITE, A. C. A. ; VILELA, A. L. ; FIGUEIREDO, F. H. ; PIORSKY, G. ; LAMEIRAO, L. ; FERREIRA-SANTOS, M. ; CRAEMER, U. ; ECKSCHMIDT, S.

. Território do Brincar - Diálogo com Escolas. 1. ed. São Paulo: Instituto Alana, 2015. v. 1000. 108p .

SAURA, Soraia C.; Sanches, J.; Almeida, R. (Org.) . Interculturalidade, Comunicação e Arte. 1. ed. São Paulo: Editora Laços, 2013. v. 1000.

SAURA, Soraia C.; CARVALHO, R. M. D. (Org.) . Brincar, Um Baú de possibilidades. 1. ed. São Paulo: , 2009. v. 3000. 175p

Capítulos de livros publicados

 

SAURA, S. C. ; ZIMMERMANN, Ana C. O Espaço, o Esporte e o Lazer: Considerações Bachelardianas. In: ROZESTRATEN A. ; BECCARI, M.; ALMEIDA, R. Imaginários Intempestivos Arquitetura, Design, Arte e Educação. São Paulo: FEUSP, 2019, p. 341-357.

SAURA, S.C.; ZIMMERMANN, A.C. Gaston Bachelard: contribuições para os estudos do corpo e do movimento. In: CARDONA, A.C.O.; CAMARGO, M.R.; MENEZES, R.C. Red de educación Contemporánea en Latinoamérica tendencias latinoamericanas en investigación. Volumen Ii-1a ed.- Bogotá: Universidad La Gran Colombia, 2018.

SAURA, S.C.; ECKSHMIDT, S. Observar o brincar espontâneo de um menino, ou o que aprendi com os Guarani Mbya. In: Willms,E.E;  Beccari, M; Almeida, R (orgs). Diálogos entre arte, cultura & educação. São Paulo: FEUSP, 2019, p. 500-524.

HACKEROTT, M. A.. Percepção e Intencionalidade na Vela Esportiva. In: Elcie F. Salzano Masini. (Org.). PERCEBER RAIZ DO CONHECIMENTO: Livro 2. 1ed.São Paulo: Liber Ars, 2018, p. 54-63.

 

SIQUEIRA, S. J. Sonhar a cidade na presença de infâncias: Intervenção urbana e relação intergeracional na reimaginação do espaço comum. In: Nascimento, M. L.; Gobbi, M. A. (Org.) Infâncias Sul-americanas: Crianças nas cidades, políticas e participação. São Paulo: FEUSP, 2017. p.144-157

MEIRELLES, R. ; SAURA, Soraia C. ; ECKSCHMIDT, S. . Olhares por dentro do brincar e jogar, atualizados no corpo em movimento. In: Marin, E.C.; Gomes-da-Silva, P.N.. (Org.).

Jogos Tradicionais e Educação Física Escolar.. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 16, p. 63-78.

SAURA, S. C. ; ZIMMERMANN, Ana C. . Educação corporal na perspectiva do lazer. In: Daniel Carreira Filho; Walter Roberto Correia. (Org.). Educação corporal: entre anúncios e denúncias. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 17, p. 31-44.

SAURA, Soraia C.. O Cinema, o Corpo e as Imagens Poéticas: esse projeto é de lazer. In: SAURA, Soraia C; ZIMMERMANN, Ana C.. (Org.). Cinema e Corpo. 1ed.São Paulo: Selo Pirata, 2016, v. 1, p. 95-115.

ZIMMERMANN, Ana C.; SAURA, S. C. . Jogo: Sobre Aproximações e Encontros. In: Marco Bettine. (Org.).

Estudos Interdisciplinares em Sociologia do Esporte. 1ed.São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2016, v. 1, p. 56-74.

Disponível em:

http://200.144.182.130/ludens/index.php/pt/acervo/biblioteca-ludens/375-edicoes-disponiveis-em-formato-e-book

 

ZIMMERMANN, Ana C.. Sobre ir ao cinema: permissão e expectativa. In: Saura, S.C.; Zimmermann, A.C.. (Org.).

Cinema e Corpo. 1ed.São Paulo: Laços, 2016, v. 1, p. 193-208.

SAURA, Soraia C.. About Bulls and Balls. In: SAURA, S.C.; ZIMMERMANN, A.C.. (Org.).

Tradicional Games. 1ed.: , 2016, v. , p. 98-117.

ZIMMERMANN, Ana C.. Games: on encounters and traditions. In: SAURA, S.C.; ZIMMERMANN, A.C.. (Org.).

Tradicional Games. 1ed.: , 2016, v. , p. 195-215.

ZIMMERMANN, Ana C.. Docência: do movimento entre fazer e refletir. In: W.R. CORREIA; B. MUGLIA-RODRIGUES. (Org.). Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. 1ed.São Paulo: Fontoura, 2015, v. 1, p. 21-34.

MEIRELLES, R. ; SAURA, Soraia C. . Culturas Populares, Brincar e Conhecer-se. In: Renata Meirelles. (Org.).

Território do Brincar: diálogo com escolas. 1ed.São Paulo: Instituto Alana, 2015, v. 1, p. 51-61.

SAURA, SORAIA CHUNG; MEIRELLES, R. . Brincantes e Goleiros: considerações sobre o brincar e o jogo a partir da fenomenologia da imagem. In: Correia, W.R; Muglia-Rodrigues, B.. (Org.).

Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. 1ed.São Paulo: Fontoura, 2015, v. 1, p. 35-60.

ZIMMERMANN, Ana C.. O jogo: sobre encontro e tradições. In: Ana Cristina Zimmermann; Soraia Chung Saura. (Org.). Jogos Tradicionais. 1ed.São Paulo: Laços, 2014, v. 1, p. 151-164.

SAURA, SORAIA CHUNG. Sobre Bois e Bolas. In: SAURA, Soraia Chung; ZIMMERMANN, Ana Cristina. (Org.).

Jogos Tradicionais. 1ed.São Paulo: Editora Laços, 2014, v. 1, p. 165-188.

ZIMMERMANN, Ana C.. Entre arte e aventura: possibilidades de pensar o corpo e o movimentar-se. In: Janina Sanches; Rogerio de Almeida; Soraia Chung Saura. (Org.).

Interculturalidade, Museu e Educação. 1ed.São Paulo: Laços, 2013, v. 1, p. 37-55.

ZIMMERMANN, Ana C.. Educação física no ensino fundamental: notas para reflexão. In: Correia WR; Basso L.. (Org.). Pedagogia do Movimento do Corpo Humano. 1ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2013, v. 1, p. 165-184.

SAURA, Soraia C.. As múltiplas faces do lazer: o fazer das culturas populares, a experiência em museus, o Bumba-meu-boi e o tempo dos sonhos. In: SAURA, S.C.; ALMEIDA, R.; SANCHES, J. (Org.).

INTERCULTURALIDADE, COMUNICAÇÃO E ARTE. 1ed.São Paulo: Editora Laços, 2013, v. 1, p. 96-112.

SAURA, Soraia C.. A Pedagogia do Movimento na Perspectiva do Lazer. In: Basso, Luciano; Correa, Walter. (Org.).

Pedagogia do Movimento do Corpo Humano. 1ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2013, v. 1, p. 121-140.

SAURA, Soraia C.. Introdução. In: Saura, Soraia C.; Meirelles, Renata. (Org.). Brincar, Um Baú de Possibilidades. São Paulo: , 2009, v. , p. 24-24.

SAURA, Soraia C.. Personagens Fantásticos, Dança e Criança. In: Saura, Soraia C.; Meirelles, Renata. (Org.).

Brincar, Um Baú de Possibilidades. 1ed.: , 2009, v. , p. 74-83.

SAURA, Soraia C.. Natureza, espaço e tempo dentro e fora da escola. In: Saura, Soraia C.; Meirelles, Renata. (Org.).

Brincar, Um Baú de Possibilidades. 1ed.São Paulo: , 2009, v. , p. 112-123.

SAURA, Soraia C.. O Selo Aqui se Brinca. In: Saura, Soraia C.; Meirelles, Renata. (Org.).

Brincar, Um Baú de Possibilidades. São Paulo: , 2009, v. , p. 152-163.