top of page
DISCIPLINAS OFERECIDAS
PÓS-GRADUAÇÃO
Apresentar e analisar os estudos de emersiologia e ecologia corporal em diálogo com a Educação Física e Esporte (i) Origem e definições da emersiologia, (ii) as noções de ecologia corporal e ecologia do esporte; (iii) processos de imersão e emersão corporal; (iv) a ecologia corporal nos esportes de aventura (v) o cuidar de si e da natureza no contexto dos jogos tradicionais.
Docentes responsáveis: Soraia Chung Saura, Ana Cristina Zimmermann e Bernard Andrieu
Apresentar, discutir e analisar tópicos fundamentais nos estudos da filosofia do esporte (i) histórico e panorama atual da filosofia do esporte; (ii) a compreensão ampliada do termo "esporte" nos estudos da filosofia de origem anglo-saxã e européia; (iii) a pesquisa filosófica em educação física, esporte e lazer; (iv) os principais temas da filosofia do esporte distribuídos nos ramos da investigação reflexiva: metafísica, axiologia e epistemologia.
Docentes responsáveis: Soraia Chung Saura e Ana Cristina Zimmermann
A disciplina pretende: (i) trazer referências de estudos e intersecções do campo fenomenologia, corpo e imaginário; (ii) abordar, dentro deste escopo, as relações etnico-raciais, de gênero e outras interseccionalidades presentes nas manifestações corporais a partir de um referencial decolonial; (iii) debater pesquisas com abordagem fenomenológica sobre diferentes manifestações do movimentar-se, como o brincar espontâneo, o jogo, os jogos tradicionais, o lazer, a aventura e a inserção dessas práticas a partir da lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas públicas e privadas.
Docentes responsáveis: Soraia Chung Saura e Ana Cristina Zimmermann
-
A Área de Humanidades e as Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (EEFE-USP)
Objetiva oferecer aos alunos da pós-graduação (i) uma visão sobre a inserção das ciências humanas nas pesquisas das áreas de Educação Física, Esporte e Lazer; (ii) uma visão sobre contexto atual das pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer com referencial na filosofia e na antropologia; (iii) análise das publicações que envolvam as áreas supracitadas e seus diversos tipos de contextos e leituras nas áreas de Educação Física, Esporte e Lazer.
Apresentar e analisar, de uma perspectiva transdisciplinar, as principais abordagens teóricas que fundamentam os estudos sobre corpo, fenomenologia e imaginário nas organizações educativas; Discutir os trabalhos de pesquisa dos alunos matriculados na disciplina com vistas a efetuar trocas de experiências com investigadores da área, bem como contribuir com indicações bibliográficas e metodológicas para a conclusão da pesquisa; e Propor experiências transdisciplinares que possam contribuir para a formação investigativa e docente dos pós-graduandos.
GRADUAÇÃO
-
Lazer e Movimento
-
Dimensões Antropológicas da Educação Física e do Esporte
-
Educação Física no Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano

bottom of page